Vitória das políticas culturais: a Fundação Casa de Rui Barbosa permanece no Ministério do Turismo

Mais uma vitória da pressão popular! A Fundação Casa de Rui Barbosa decidiu arquivar o processo de sua incorporação ao Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. De acordo com nota publicada nos canais da Fundação, o estudo sobre a incorporação, realizado a pedido do Ministério da Cidadania, foi rechaçado desde o início por sua presidenta, Letícia Dornelles, com a anuência do Ministério do Turismo, ao qual hoje a Fundação está vinculada.

Desde que a intenção de incorporar o órgão ao IBRAM foi explicitada pelo Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, em resposta a um requerimento de informação apresentado por nossa bancada do PSOL na Câmara, denunciamos a gravidade dessa situação. Essa medida representaria prejuízos importantes para as políticas culturais, com o enfraquecimento da autonomia da Fundação Casa de Rui Barbosa e a perda da isonomia entre seus servidores, cujos planos de carreira são vinculados à Ciência e Tecnologia, devido às qualificações necessárias para os cargos. Além disso, diante das permanentes tentativas de desmantelamento, dificilmente o IBRAM conseguiria arcar com a administração de uma instituição desse porte, com atribuições tão específicas.

O arquivamento do processo é uma decisão acertada, fundamental para assegurar a continuidade do trabalho em todos os equipamentos envolvidos. Seguimos atentas!

Imagem em destaque: Mapa de Cultura RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *