BH PRECISA SER OUVIDA SOBRE MINERAÇÃO NA SERRA DO CURRAL!

Áurea Carolina pede suspensão imediata do licenciamento das operações da Tamisa até que a capital seja consultada
O COPAM pode votar na próxima semana o licenciamento de um megaprojeto de mineração na Serra do Curral. O empreendimento está sendo licenciado em Nova Lima, mas traz impactos enormes para a capital!
 
Informações técnicas produzidas pela PBH mostram que estamos na área de influência direta do complexo minerário: mesmo que ele seja instalado fora dos limites de Belo Horizonte, vai afetar severamente seus moradores e moradoras. Além do barulho, da poluição e das ameaças hídricas, o projeto vai alterar o horizonte da Serra do Curral – símbolo da nossa cidade. E mais: como BH não está sendo considerada no processo, o quilombo Manzo, que está próximo aos limites do empreendimento, não teve seu direito de consulta garantido.
 
Mesmo ferindo de morte nosso patrimônio cultural, histórico e paisagístico, o projeto atual não apresentou pareceres do IPHAN ou do IEPHA. O processo está sendo tocado com pareceres relativos a um procedimento anterior – o que o Ministério Público de MG atestou ser ilegal.
 
É inaceitável que o município não tenha sido consultado sobre um projeto que vai afetar diretamente a saúde e a qualidade de vida da população! Nosso mandato acionou a PBH e o MPF por providências imediatas sobre o caso. Pedimos a suspensão do licenciamento enquanto nossa cidade não for ouvida.
 
A Serra do Curral é nosso patrimônio e não deixaremos que seja destruída pela ganância da mineração!