Áurea Carolina questiona mineração nos limites do Parque do Rola Moça, em Ibirité

Ofícios pedem providências imediatas e retirada de licenciamento da pauta do Codema
Nosso mandato vem denunciando o avanço da especulação imobiliária e de projetos de mineração na região de Ibirité, que colocam em risco a área de amortecimento da Serra do Rola Moça.
 
Recentemente, o próprio prefeito de Ibirité divulgou a pavimentação de uma estrada que liga Ibirité e Casa Branca, com investimento de mais de 10 milhões de reais. A estrada por si só já representa risco à área de proteção. Mas preocupa ainda mais a expansão urbana para uma região de alta relevância ambiental e de produção agrícola tradicional. Diversos empreendimentos imobiliários vêm se instalando de forma ilegal nos limites do Parque do Rola Moça, com a conivência do poder público. E o nefasto projeto do Rodoanel de Zema agrava a situação!
 
Nesta semana, tivemos acesso a uma convocação do CODEMA de Ibirité que inclui como ponto de pauta a dispensa de licenciamento para a pavimentação de uma estrada marginal, na área de amortecimento. A solicitante é a Mineração Santa Paulina – empresa que vem tentando se estabelecer na região sem autorização legal. A própria abertura dessa via foi denunciada pelo Ministério Público, por ter sido realizada contrariando a legislação ambiental, tendo sido condenada pela justiça. É um festival de irregularidades!
 
É IMPRESCINDÍVEL que esse item seja retirado da pauta do Conselho até que essas questões sejam devidamente apuradas. Nosso mandato pediu informações e providências aos órgãos ambientais e ao Ministério Público de MG. Contem conosco na defesa da Serra do Rola Moça!