Áurea Carolina aciona órgãos de justiça contra terror de barragens em Barão de Cocais

Nosso mandato acionou nesta semana a Defensoria Pública da União e o Ministério Público de MG em defesa da população atingida pelo Complexo Minerário do Gongo Soco, em Barão de Cocais.

Desde 2019, nosso mandato acompanha a situação das comunidades, que é uma das mais graves em todo o estado! Devido ao alegado risco de rompimento das barragens operadas pela Vale na região, famílias têm sido submetidas à violência da remoção e a um enorme estresse psicológico.

O Ministério Público de MG observou violações gravíssimas no local! Em total desrespeito às famílias atingidas, a empresa não garante o acesso a informações sobre as condições de segurança e tem reassentado moradores sem qualquer cuidado com seu patrimônio ou com os laços comunitários. Até os animais de criação foram abatidos sem autorização! O comércio local foi destruído e a população está adoecida pelo medo.

Para garantir às comunidades o acesso à justiça, solicitamos que a Defensoria Pública da União desloque um efetivo itinerante para o território. Pedimos também que o Ministério Público de MG destine um efetivo maior e mais permanente de promotores para a localidade, para que possa efetivamente fortalecer os vínculos comunitários e proteger os direitos da população.

Seguimos atentas!