Áurea Carolina denuncia mineração ilegal em Ibirité, na RMBH

Absurdo! Recebemos denúncias de que a Mineração Santa Paulina estaria realizando operações ilegais nos limites do Parque Estadual do Rola-Moça, em total desrespeito à legislação ambiental. Após averiguações do mandato junto ao Governo do Estado, confirmamos que a empresa NÃO TEM LICENÇA para operar no local.

Segundo movimentos locais, atividades da Santa Paulina na Mina da Boa Esperança foram embargadas judicialmente em 2011, como resultado de uma Ação Civil Pública que denunciou a ilegalidade da exploração de minério de ferro no local. Apesar disso, a empresa continuaria tentando reativar as operações na região.

Moradores denunciam que caminhões da empresa carregados de minério têm circulado livremente na cidade. Há suspeitas até mesmo de abertura de uma estrada ligando a mina à região do Capão da Serra. As informações estão sendo investigadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a partir de requerimento enviado por nosso mandato.

De acordo com a Semad, a Santa Paulina tem um histórico de degradação do meio ambiente em Ibirité e já foi interditada pelo Instituto Estadual de Florestas. É inadmissível que ações ilegais permaneçam sem consequências!

Nosso mandato acionou o Ministério Público de Minas Gerais, a Secretaria de Meio Ambiente de Ibirité e o Conselho do Parque Estadual Serra do Rola Moça para que providências urgentes possam ser tomadas! Contem conosco nessa luta!

Imagem em destaque: Alenice Baeta