Contra o reforço da criminalização do pixo em BH

Não é de hoje que tentam perseguir a cultura de rua. Geral aqui vibrou com o skate nas olimpíadas, mas não faz tanto tempo que andar de skate em cidades como SP era crime. Muito importante se informar sobre essas pautas, pra não sair reproduzindo preconceitos por aí!

Precisamos ficar MUITO atentas com o avanço das pautas conservadoras em BH. Desde a gestão desastrosa de Marcio Lacerda, a cidade tem endurecido cada vez mais a repressão aos pixadores. No mês passado, vereadores aprovaram um PL que reforça essa criminalização. TREVAS.

Se liga, geral: a pixação já é considerada um crime ambiental, inclusive com penas previstas. Qual o sentido de agravar essas punições? Diversos estudos mostram que aumentar a repressão não resolve nada – a cultura punitivista só serve para marginalizar ainda mais jovens negros e periféricos.

Além de não resolver o conflito entre a pixação e a sociedade, o PL cria uma zona de tensão entre grafitti e pixação e não traz NENHUM benefício para a arte urbana na cidade. Escritores e artistas urbanos têm se posicionado contra esse retrocesso!

Por que não investir no crescimento artístico e profissional da juventude das quebradas? Por que não celebrar a cultura de rua em festivais e políticas que dialoguem de verdade com artistas urbanos? A cidade que queremos não opera na lógica do medo e da repressão, mas do diálogo, do respeito e do cuidado. Estou nessa luta e espero que o prefeito Kalil vete esse retrocesso.

Fica a proposta, pra quem quiser somar no abaixo assinado também!