Áurea Carolina e Bella Gonçalves solicitam que a secretária de Meio Ambiente, Marília de Carvalho Melo, não dê continuidade ao projeto de destruição da serra do curral

A deputada federal Áurea Carolina e a vereadora Bella Gonçalves enviaram ofício à secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília de Carvalho Melo, ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); e às Prefeituras de BH, Nova Lima e Sabará solicitando providências imediatas para a proteção da Serra do Curral e a garantia do tombamento provisório – previsto em lei federal – até a conclusão do processo para o tombamento definitivo. As parlamentares exigem, ainda, a suspensão de todos os processos de licenciamento em curso que afetam a área, bem como a retirada de pauta, da reunião do COPAM desta sexta-feira, dia 25.03, do projeto Mineração Taquaril.

O governo Zema, mais que omisso, tem se comportado como agente incentivador da destruição desse importante patrimônio histórico e natural do povo mineiro, cartão postal de Belo Horizonte. Zema, Marilia e o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, se esforçam para protelar o tombamento da Serra do Curral, atuando para defender os interesses das mineradoras e das imobiliárias que pretendem ali se instalarem.

O governo vem deslegitimando e esvaziando as recomendações do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP), que pede a proteção e tombamento da região. O Conselho é uma instância importantíssima de participação popular para a proteção do patrimônio histórico. Zema precisa respeitá-lo!

As  parlamentares têm sido procuradas por cidadãos, sociedade civil organizada, especialistas e membros do preocupados com os danos que a atividade humana pode causar ao local, ameaçando a região que é patrimônio histórico e ambiental do Estado. A preservação da Serra do Curral – que tem valor imensurável para o presente e futuro de todas nós – é um desejo e uma reivindicação coletiva que enfrentará os interesses de um pequeno grupo ávido pela destruição e pelo poder.

A degradação na região já está em fase avançada e somente o tombamento definitivo pode evitar outros danos irreparáveis aos ecossistemas!